2024 World Final

28 Oct – 1 Nov, Haikou (China)

WCGC Portugal - OP 0406 030
AUDI, Patrocinador oficial 2022 @Foto Octávio Passos

O Axis Golfe Ponte de Lima é um campo carismático no calendário do World Corporate Golf Challenge (WCGC), pela sua história, pela sua especificidade e porque oferece sempre grandes espetáculos nos torneios de qualificação para a Final Nacional.

Em 2022 voltou a verificar-se grande afluência, com 36 equipas e 72 participantes (repetindo o número de 2021) e foi até a etapa de Ponte de Lima mais competitiva de sempre, com 1 único ponto a atribuir o título à formação n.º3 da Audi.

A Audi-3 de Paulo Castelo e César Campos totalizou 72 pontos net, com cada um dos jogadores a somar 36 pontos, enquanto a Promoplás, que assegurou o 2.º lugar, totalizou 71 pontos, com Carlos Batista a contribuir com 38 e Edgar Batista com 33.

WCGC Portugal - OP 0406 109
Equipa BB95 Hats and Caps, Rui Martins ; Philips, Parceiro Oficial @Foto Octávio Passos

O campo desenhado pelos irmãos e profissionais portugueses Daniel e David Silva é exigente do ponto de vista físico e técnico. Basta recordar que da última vez que se jogou no Minho um torneio da PGA de Portugal, foi o ainda campeão nacional de seniores, Nelson Cavalheiro, a impor-se aos mais jovens, exatamente pela perícia na seleção de ‘shots’.

Não foi também por acaso que uma das equipas apuradas pela classificação gross, a Themudo Telecom (com 58 pontos), tenha contado nas suas fileiras com um antigo profissional, João Pedro Themudo. Um ex-presidente da PGA de Portugal, que sucedeu no cargo a David Silva, um dos dois arquitetos do campo.

Conhecer o Axis Golfe Ponte de Lima é fundamental para obter-se um bom resultado e a Audi sabe bem escolher as suas equipas no WCGC. Em 2020 já tinha sido uma formação deste fabricante germânico de automóveis a vencer aqui, então com Ramiro Pinto e César Campos, dois jogadores que conhecem os segredos do campo.

WCGC Portugal - OP 0406 071
Manuel De Miguel, Administrador Axis Hoteis & Golfe; Executive Digest & Marketeer, Media Partners @Foto Octávio Passos

«Tenho jogado lá vários torneios – afiançou César Campos –, desde os torneios da Rangel, aos da Audi, passando por este WCGC, até mesmo provas federativas, quando há uns anos a FPG vinha cá mais vezes».

«É um campo desafiante e embora eu não tenha um jogo tão certeiro quanto ele às vezes exige, tenho a vantagem de ser comprido e de ficar depois com alguns ferros curtos para o green», acrescentou o jogador da Quinta do Fojo, que atuou com um handicap de 5.0.

«O campo está impecável. Todos os anos em que venho aqui jogar noto melhorias. Há um esforço enorme nesse sentido», sublinhou.

As condições meteorológicas, no início, estavam complicadas, mas depois deixaram de ter influência no jogo: «Quando chegámos ainda havia alguma chuva e também algum vento, mas depois melhorou muito a partir de meio da manhã e posso dizer que foi um dia de jogo muito agradável».

WCGC Portugal - OP 0406 314
César Campos, Equipa Audi, constituída também pelo jogador Paulo Castelo, em entrevista para o Golf Report @Foto Octávio Passos

Em 2020, Ponte de Lima foi também a última etapa de qualificação para a Final Nacional do WCGC e a Audi venceu com 67 pontos net, com 3 de vantagem sobre uma dupla do próprio campo de Ponte de Lima. Em 2021 Ponte de Lima foi a penúltima etapa de qualificação e a empresa Santa Marta triunfou (74 pontos) também com uma vantagem de 3 pontos sobre a Pavigarden. Em 2022 foi tudo muito mais renhido.

«O Ramiro deixou de poder jogar em provas amadoras e em 2021 joguei pela primeira vez com o Paulo Castelo. Este ano voltámos a ser convidados pelo Hélder Lopes, da Expocar, e jogámos muito melhor, com a vantagem de termos estado ambos bem em simultâneo. Houve equipas com um bom jogador, mas nós jogámos os dois bem, julgo que fizemos cinco birdies e o somatório deu para ganhar», explicou César Campos.

O nível de jogo acabou por ser superior ao esperado. «Na abordagem que fizemos ao torneio, apontámos para vencer a classificação gross. Como temos handicaps razoavelmente baixos, achámos que teríamos mais hipóteses do que na net. Afinal, como jogámos bem, vencemos as duas classificações».

WCGC Portugal - OP 0406 302
Vencedores 1º NET, Equipa AUDI, Paulo Castelo e César Campos; Hugo Santos – Distintus, Rui Alves – Neighbours @Foto Octávio Passos

Agora vem aí a Final Nacional, no dia 16 de julho, em Royal Óbidos, o palco do Open de Portugal do Challenge Tour, um campo que César Campos aprecia: «Gosto muito do campo, é mais largo e comprido, poderemos tirar mais partido disso, porque poderei usar muito mais o drive e depois haverá também shots de ferro 4 ou 5, bem ao nosso jeito».

Depois de ter jogado as etapas de qualificação em Ponte de Lima nos últimos três anos e de ter estado na Final Nacional em 2020, há algo de que César Campos não duvida: «Será tudo muito bem organizado. Estes torneios do WCGC têm essa característica da amabilidade com que somos recebidos, da qualidade organizativa. Nota-se mais envolvimento com os jogadores, melhor divulgação do evento. Para mim é mais agradável do que, por exemplo, quando jogo uma prova federativa».

WCGC Portugal - OP 0406 034
João Potier, Equipa Tangente Aprumada; Turkish Airlines, Parceiro Oficial @Foto Octávio Passos

Jorge Gabriel, o conhecido comunicador televisivo (e também treinador de futebol diplomado), concorda totalmente com César Campos. O “craque” da RTP jogou as quatro etapas de qualificação do WCGC em 2022 e conseguiu apurar-se para a Final Nacional pela equipa Paradise Escape, ao lado de Eduardo Pires, graças a uma novidade regulamentar de 2022 que consistiu na criação de um ranking. As quatro primeiras empresas do ranking anual passaram à Final Nacional.

«Estes quatro torneios do WCGC foram um bom motivo para jogar golfe e afastar-me um pouco do ambiente do trabalho. Foi ótimo ter podido jogar os quatro torneios, correu tudo lindamente e, claro, não foi por acaso que foi na Madeira que joguei melhor. Agora imagina se fosse no Porto Santo?». Quem conhece Jorge Gabriel percebe a sua declaração. É um apaixonado pela Região Autónoma da Madeira e joga frequentemente no campo do Porto Santo.

«Agora vou jogar a Final Nacional. Já tinha sido convidado em anos anteriores, mas nunca pude, por afazeres profissionais. Este ano não quero faltar, até porque será em Royal Óbidos. Eu sou um dos padrinhos do Open de Portugal, pelo que até poderá ser um dois em um, promovendo as duas provas ao mesmo tempo», assegurou.

WCGC Portugal - OP 0406 093 1
Equipa Paradise Escape e Promoplás ; Sesimbra, Parceiro Oficial @Foto Octávio Passos

Jorge Gabriel aproveitou também para agradecer a todas as empresas patrocinadoras e participantes do WCGC: «As empresas têm de pagar para jogar e sabemos como as empresas têm de ser rigorosas na aplicação dos seus investimentos. Só posso elogiar aquelas que apoiam o golfe, que compreendem a importância desta modalidade». 

O WCGC está na sua 23.ª edição em Portugal e as empresas compreendem cada vez mais a oportunidade única de convívio, de troca de conhecimentos e de experiências, de divulgação das suas marcas.

No Axis Golfe Ponte de Lima houve o habitual check in, com a oferta de um saco de boas-vindas com presentes dos vários parceiros. Realizaram-se ativações de marca da Nicola e um ‘Quick Breakfast by Bonne Maman’. Já no campo, distinguiram-se as presenças e as ações da Super Bock, Nicola, Andros, Delifrance e Banana da Madeira.

WCGC Portugal - OP 0406 017
Encontros Perfeitos com Nicola Cafés – Parceiro Oficial @Foto Octávio Passos

Após o torneio, e já em pleno ambiente de convívio, destacaram-se o Cocktail Paradise Escape sponsored by Terras do Demo, os canapés Belmar (conservas de Setúbal), os vinhos da Adega de Redondo (Porta da Ravessa), o azeite Distintus com os canapés do ‘chef’ Sérgio Gama, a degustação de gin Neighbours, uma mostra da máquina de barbear da PHILIPS e uma exposição dos serviços da Global International Relocation.

Um momento sempre muito aguardado é o do Spin by Nectar, a tômbola digital, uma plataforma digital desenvolvida pela Bee Engineering, que distribuiu prémios entre os participantes.

E nunca passa despercebido o ‘Corner WCGC Media’, onde se exibem revistas e jornais dos parceiros de comunicação, como a Executive Digest, Marketeer, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo e Golfe Magazine.

WCGC Portugal - OP 0406 212
Conferência Resultados; Corner WCGC Media @Foto Octávio Passos

Em 2021, quatro equipas apuraram-se em Ponte de Lima para a Final Nacional. Em 2022 foram oito:

Pela classificação net:

1.º lugar, Audi 3 – 72 Pontos (César Campos 36 e Paulo Castelo 36); 2.º Promoplás – 71 (Carlos Batista 38 e Edgar Batista 33); 4.º Clube de Golfe de Ponte de Lima 1 – 63 (Manuel Francisco Miguel 33 e Carlos Filipe Silva 30); 5.º Black Moda Portugal Lda. – 63 (José Simão Oliveira 33 e José Samuel Oliveira 30).

WCGC Portugal - OP 0406 299 Equipa 2o NET
Vencedor 2ºNET – Promoplás constituída por Edgar Batista e Carlos Batista @Foto Octávio Passos
WCGC Portugal - OP 0406 301 Equipa 1oNET
Vencedor 1ºNET – AUDI 3 constituída por César Campos e Paulo Castelo @Foto Octávio Passos

Pela classificação gross:

2.º lugar, BB95 – Hats and Caps – 52 Pontos (Rui Martins 27 e Maria Celeste Martins 25); 3.º Themudo Telecom – 51 (João Pedro Themudo 28 e Pedro Póvoas 23); 5.º Climecedes – 49 (Tiago Araújo 27 e Jaime Cunha 22); 6.º Alberto Mora Galiana S.A. – 48 (Guillermo Mestre Mas 27 e Manuel Mestre Baviera 21).

WCGC Portugal - OP 0406 298 Equipa 1oGross
Vencedor GROSS – BB95 Hats and Caps constituída por Rui Martins e Maria Celeste Martins @Foto Octávio Passos

Uma das novidades em 2022 foi o apuramento de quatro empresas para a Final Nacional via um ranking anual, fomentando a participação. Quantos mais torneios uma equipa participar, mais hipótese terá de somar pontos. As quatro formações qualificadas via ranking foram as seguintes:

Paradise Escape com Jorge Gabriel e Eduardo Pires (participaram nas quatro etapas); Tangente Aprumada, Lda. com João Potier e João Escudeiro (três); Raízes Teóricas com Joaquín Quirós e Armando Gameiro (três) e Clínica Dentária de Almancil com João Paulo Pingo e Luís Carvalho (três).

WCGC Portugal - OP 0406 288
Apurados no Ranking WCGC 2022 @Foto Octávio Passos

Em Ponte de Lima houve, como é hábito no WCGC, prémios de habilidade e os contemplados foram os seguintes:

Longest drive Geral, prémio Costa Verde, no buraco 16 – Joaquim Vaz Ferreira; Longest drive, prémio PHILIPS, no buraco 11 – Rui Martins; Longest drive geral, prémio Audi, no buraco 13 – Álvaro Araújo; Bola mais perto do buraco geral, prémio Costa Verde, no buraco 15 – José Domingos Alves; Bola mais perto do buraco geral, prémio Bee, no buraco 8 – Carlos Batista.

A 23.ª edição do World Corporate Golf Challenge Portugal culmina com a Final Nacional, que a Golf Concept vai organizar no dia 16 de julho, no Royal Óbidos Golf & Spa.

A 29.ª edição do Campeonato do Mundo de Empresas de golfe irá depois concluir-se com a Final Mundial em Tenerife, em Espanha, de 17 a 21 de outubro, no campo de Golf Costa Adeje.

Hugo Ribeiro / WCGC Portugal 2022
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico – convertido pelo Lince.

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email